quinta-feira, 5 de maio de 2011

COMO VOCÊ PODE ACIONAR O SAMU?

Samu 192 - Alfredo Wagner
Com a ajuda do Samu 192 de Alfredo Wagner, o Governo do Estado está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Função
Receber os pedidos de ajuda médica de cidadãos acometidos por agravos agudos à sua saúde, de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica, com acesso gratuito pelo número nacional 192.

Como funciona
A chamada telefônica deve ser realizada através do número 192. Inicialmente o solicitante manterá contato com a telefonista auxiliar de regulação médica, responsável em receber as informações iniciais tais como: nome do solicitante, nome da vítima, qual a necessidade da chamada, endereço, um ponto de referência e o número do telefone.
Logo em seguida a ligação é transferida para o médico-regulador que continuará o diálogo. Após esta fase, o médico-regulador poderá tomar todas as decisões necessárias como cancelamento do pedido (se não for pertinente), orientação, e em seguida a liberação da equipe para se deslocar até o local de atendimento.

* Para a segurança do usuário, todas as conversas telefônicas entre a população e a equipe do Samu são gravadas.

Médico-regulador
Como o próprio nome indica, é um profissional formado em medicina responsável pelo gerenciamento, definição e operacionalização dos meios disponíveis, ou seja, as ambulâncias são liberadas apenas com sua autorização.

Como acionar
Através do número 192, de quaisquer telefones: público, residencial ou celular. A ligação é gratuita.

Quando chamar
1) Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; 2) Em casos de intoxicação exógena;
3) Em caso de queimaduras graves; 4) Na ocorrência de maus tratos; 5) Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; 6) Em casos de tentativas de suicídio;      7) Em crises hipertensivas; 8) Quando houver acidentes/trauma com vítimas; 9) Em casos de afogamentos; 10) Em casos de choque elétrico; 11) Em acidentes com produtos perigosos; 12) Ferimentos por arma de fogo; 13) Ferimentos por arma branca (faca, facão etc.)


Equipes


Trotes
O trote é extremamente prejudicial às atividades do Samu. Além de causar muitos transtornos às equipes, ocasiona desgaste desnecessário das ambulâncias e profissionais, aumentos das despesas para manter o Serviço em funcionamento e atrasos nos atendimentos reais, o que pode contribuir para o agravamento da doença do paciente e até mesmo ocasionar sua morte.

Contribua para o bom funcionamento do Samu 192 de Alfredo Wagner. Não passe trotes. Trote é crime passível de punição pela justiça.

                                                             Socorrista: Gustavo
                                                               Técnica: Edinalva

Um comentário: