quinta-feira, 5 de maio de 2011

FRATURAS

FRATURAS: O QUE FAZER?

Acidentes cujos mecanismos envolvam impacto sobre qualquer área do corpo podem determinar a ocorrência de fraturas. E osso fraturado, como todos sabem, significa osso quebrado. O que nem sempre se sabe, entretanto, é o que fazer quando uma fratura ocorre. Por isso, resolvemos reunir neste artigo algumas orientações simples, mas que serão extremamente úteis se um dia você precisar prestar os primeiros socorros a pessoa vítima de fratura.

TIPOS DE FRATURAS
As fraturas podem ser classificadas em dois tipos principais: as fechadas e as abertas, que também podem ser chamadas de expostas. As fechadas são aquelas em que o osso fraturado permanece no interior dos tecidos onde normalmente se aloja, não havendo ferimento na pele causado pela ponta do osso quebrado. Fratura exposta, como o nome já evidencia, é aquela em que o osso perfurou os tecidos e a pele, alcançando o meio externo. Via de regra, a fratura exposta é mais grave que a fechada, uma vez que, ao atingir o exterior, o osso se contamina com as bactérias presentes na pele e no meio ambiente, podendo ocorrer posteriormente a osteomielite, infecção às vezes grave, que dificulta a consolidação da fratura.
OBJETIVO: IMOBILIZAR!
Fraturas podem ser facilmente identificadas, mesmo quando não há um desvio evidente do eixo do segmento fraturado, ou seja, uma angulação anormal. A dor, o inchaço e a dificuldade em movimentar a região do corpo que recebeu o impacto já são motivos suficientes para se suspeitar de fratura. Nesses casos, devemos imediatamente imobilizar o segmento fraturado com três objetivos: aliviar a dor, impedir que as pontas do osso fraturado, ao se movimentar, provoquem lesões internas nos tecidos e impedir que uma fratura fechada se torne exposta. Note bem: nosso objetivo é imobilizar, portanto não podemos tentar recolocar os segmentos do osso no lugar! Ao movimentá-los, poderemos causar as lesões que estamos tentando evitar. A imobilização será feita na posição em que os segmentos se encontrem, mesmo que desalinhados.

IMPROVISANDO TALAS
A técnica da imobilização provisória para leigos é bastante simples: basta lançar mão de qualquer material ou objeto limpo e suficientemente resistente que possa ser colocado envolvendo cada lado do segmento fraturado. A esses objetos chamaremos talas. Vale usar como talas o que estiver disponível no local do acidente: tábuas de madeira, papelão, revistas ou jornal dobrados, cabos de vassoura etc…
Uma vez colocadas, as talas devem ser fixadas com tiras de tecido, barbante ou mesmo com os cadarços dos sapatos para evitar a movimentação da região fraturada. Não devem ser muito apertadas, para não impedir a circulação local do sangue.
MAIS ALGUNS CUIDADOS
Antes de colocar as talas, se possível, proteja a pele da vítima com tecido limpo que, se necessário, pode ser obtido das próprias roupas da vítima. Caso a fratura seja do tipo exposta, nunca toque no ferimento para não contaminá-lo e, antes de colocar as talas, proteja-o com um chumaço de gazes ou com um pano limpo dobrado. Finalmente, se a fratura for no membro superior, coloque uma tipóia em torno do pescoço para apoiar o membro fraturado.

Com esses cuidados, a vítima será entregue ao socorro médico em condições adequadas, evitando-se complicações, sequelas e diminuindo-se o tempo necessário para sua recuperação.


autor da matéria:
Dr. José Eduardo Dias Cardoso
Labormed Saúde Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário